quinta-feira, 9 de junho de 2016

Bolinho de Chuva

Ano passado no colégio do meu filho foi solicitado que as avós enviassem uma receita de algo bem gostoso e uma avó seria sorteada para ir no colégio mostrar a receita e o quitute para as crianças.

Apesar do meu filho ter torcido muito para sua vovó ser a escolhida, a sorteada foi a avó de um amiguinho, ainda bem porque se não fosse ela a sorteada talvez até hoje não conhecesse bolinho de chuva. É verdade, eu nunca tinha provado bolinho de chuva, pelo menos não que eu lembre, mas eu era chaaata para comer na infância...

Assim, na data combinada, a avó do amiguinho foi ao colégio e meu filho voltou falando maravilhas da receita, das "Rosquinhas da Vovó do Amiguinho", o sucesso foi tanto que a mãe do coleguinha enviou a receita e quando fui fazer, sabe o que descobri!? Que eram maravilhosos bolinhos de chuva! Hummm, que delícia! E o mais legal é que o bolinho pode ser feito no formato que desejar, tanto os formatos "surpresas" conforme a fritura ou como aqui em casa que até em forma de cabeça do Mickey já teve!

Para quem quiser se deliciar, é uma ótima pedida para um lanchinho da tarde, um piquenique, ou qualquer ocasião...

Segue a receita das "Rosquinhas da Vó do Amiguinho", ou se preferir, dos maravilhosos bolinhos de chuva!

Ingredientes:
- 2 ovos
- 1 xícara de leite
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 4 colheres de sopa de açúcar
- Farinha de trigo (aproximadamente 1/2 kg)
- Óleo
- Canela em pó

Modo de fazer:
Bata os ovos (primeiro as claras e depois acrescente as gemas) e coloque numa bacia: ovos batidos, leite, sal, margarina, fermento e açúcar. Enquanto vai mexendo, acrescente a farinha de trigo aos poucos até formar uma massa que não grude nas mãos. Coloque a massa em uma bancada lisa para sovar (ou se fizer a massa mais mole com menos farinha nem precisa sovar). Se desejar, corte a massa no formato que quiser (rosquinhas, coração...) ou enrole e frite com  óleo quente. Após frito, passar em mistura de açúcar e canela.

E, pronto, podem devorar e se deliciar!

Em tempos de dietas super elaboradas e proliferação de receitas lights e produtos saudáveis, nada como resgatar uma receita tradicional de vó para enfiar o pé na jaca!


P.S.: Na receita original que me foi passada, mandava fazer em forma de rosquinha, mas como disse anteriormente, pode deixar sua criatividade voar... Se quiser mais doce, é só acrescentar mais açúcar, se quiser "enrolar" tipo tripinha e fazer a rosquinha assim, é só colocar um pouco menos de farinha e deixar a massa mais mole. Para fazer mais tradicional como bolinho de chuva mesmo que "joga" um pouco de massa no óleo sem nenhum formato específico para depois ver com que parece (as crianças adoram essa brincadeira) é só deixar a massa ainda mais mole acrescentando menos farinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário